PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

O que é um emprego?

O que é um emprego? Que elementos constituem um emprego? Que tipo de regras, leis estão incorporadas no emprego? Que entidades, empresas e organizações me podem apoiar na situação de emprego ou desemprego?  Estas são questões que vamos abordar nesta página de apoio ao emprego.

Como definição a situação de emprego é uma relação jurídica e profissional que se estabelece quando alguém (empregado ou empregada) presta serviço a outra pessoa/empresa/organização jurídica (empregador ou empregadora), de forma subordinada, pessoal ou em regime de prestação de serviços.

O Empregador é a pessoa/empresa/organização jurídica que contrata alguém para lhe prestar serviço como empregado. Desta forma o empregador pode ser uma empresa, o próprio Estado, os empregadores domésticos e as instituições sem fins lucrativos. Actualmente o sector com o maior número de empregadores é o sector de serviços, ultrapassando o comércio, a indústria, e o sector agro-pecuário, que já foram os maiores empregadores em épocas distintas da humanidade.

O Empregado é a pessoa contratada para prestar serviços para um empregador, mediante uma compensação financeira, regalias sociais e profissionais.

Código do Trabalho

Empresas e Organizações

Empregadores e Oferta de Emprego

Procura de Emprego

Documentos (carta de apresentação, Modelo de C.V.)