PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Como elaborar um Curriculum vitae europeu

O Curriculum Vitae Europeu é um documento instituido na europa com uma estrutura organizada e normalizada composta por elementos como identificação pessoal, experiência profissional, formação escolar e/ou profissional, competência e conhecimentos sócio-profissionais, outros conhecimentos e actividades pessoais e lúdicas, contemplando documentos e diplomas em anexo. Este curriculum Vitae permite ao potencial empregador, averiguar elementos chave em apreciação da candidatura a um emprego. Vamos ver em pormenor o que é um Currículum Vitae.

1- O que é um currículo?
O currículo é um resumo (deverá ter, no máximo, 2 páginas) dos seus dados pessoais, da sua formação, experiência profissional e, por vezes, das suas actividades extra-profissionais. Suscitar o interesse do empregador e conseguir uma entrevista são os principais objectivos do seu currículo.

2- Quando e como utilizá-lo?
Em resposta a um anúncio de emprego, acompanhado de uma carta de apresentação.
Numa candidatura espontânea a uma empresa.

3- O que deve conter?
Um currículo deve conter os seguintes elementos:

Identificação:

Nome, morada, telefone/telemóvel, e-mail, data de nascimento, número do bilhete de identidade, carta de condução, situação militar, …
Habilitações Escolares:
Nível de escolaridade; data de conclusão; média obtida (quando for favorável).

Experiência profissional:

Descreva de forma rigorosa mas resumida, todas as suas experiências de trabalho, os estágios efectuados, as funções desempenhadas, o respectivo grau de responsabilidade, as empresas onde trabalhou e o tempo durante o qual exerceu essas actividades.
No caso de não possuir experiência profissional, poderá referir alguns trabalhos académicos desenvolvidos que considere relevantes.

Formação Profissional:

Mencione os diplomas ou certificados profissionais adquiridos, quer em centros de formação profissional, quer em empresas.

Outros Conhecimentos:

Línguas faladas e escritas; conhecimentos de informática; e quaisquer outros conhecimentos que julgue relevantes para o desempenho das funções a que se candidata.

Actividades extra-profissionais:

Mencione, sucintamente, as actividades de tempos livres, tais como actividades culturais, sindicais, desportivas, associativas ou outras em que tenha participado.

Modelo de Currículum Vitae Europeu (Europass)

Normas de Preenchimento do Currículum Vitae Europeu (Europass)

Exemplo de Currículo Preenchido

Para se candidatar a um emprego deverá saber:

Responder a anúncios.

Elaborar um currículo (Curriculum Vitae – C. V.).

Elaborar cartas de apresentação e de candidatura.

Fazer uma candidatura espontânea.

Preparar-se para uma entrevista de emprego.